Saúde Preventiva dos Gatos – Nova Campanha da Royal Canin no Brasil

Saúde Preventiva dos Gatos – A Royal Canin uma das empresas líder em nutrição animal no Brasil, trás ao Brasil a segunda parte de sua campanha mundial “Meu Gato no Vet”.

O projeto mundial ganha passagem no Brasil por meio de seis grandes iniciativas que tem o objetivo de dialogar com os tutores dos gatinhos sobre um assunto que as vezes é esquecido ou negligenciados: a saúde preventiva dos felinos. E virou notica pet por aqui.

Saúde Preventiva dos Gatos – Nova Campanha da Royal Canin

Uma pesquisa realizada pela Royal Canin, em 2018 demonstrou que 42% dos tutores adiam a visita ao médico veterinário o que preocupa os profissionais da área o que acabou dando margem para a causa.

Neste ano extremamente complicado por conta da pandemia pelo novo coronavírus, a realidade de tutores e seus gatos se agravou.

Uma nova pesquisa realizada pela empresa de nutrição com tutores no mês de agosto, mostrou que 43% dos entrevistados que adotaram ou compraram um gato durante a pandemia ainda não os levaram ao veterinário nenhuma vez desde então.

“Sentimos que precisávamos continuar falando sobre este tema com a população. Com a pandemia, observamos que a chance de a saúde dos felinos ser ainda mais negligenciada se tornou maior.

Essa recente pesquisa também nos mostrou que 29% dos tutores que já possuíam um felino antes da pandemia diminuíram muito a frequência das consultas devido ao atual momento.

Por isso, decidimos realizar o maior investimento de marketing dos nossos 30 anos de história no Brasil, promovendo a conscientização das pessoas para que o maior número de gatos possível possa ter mais qualidade de vida, bem-estar e, claro, viver mais ao lado de seus tutores”, explica a diretora de Marketing da Royal Canin Brasil, Gláucia Gigli.

Os felinos e a sociedade

A espécie felina foi domesticada muito tempo depois da espécie canina com uma diferença de aproximadamente 50 mil anos.

Se observar o panorama atual do Brasil é fácil identificar que essa situação mudou, alguns fatores precisam ser levantados como:

  • Uma maior quantidade de pessoas morando sozinhas;
  • Adiamento no plano de ter filhos;
  • A queda na taxa de natalidade;
  • Verticalização das cidades;

Esses e outros fatores contribuem para o aumento do número de gatos nos lares onde já são considerados como membros da família.

Por serem animais mais independentes que os cães e de fácil adaptação a ambientes pequenos, os gatos ganham cada vez mais a preferência das famílias brasileiras.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), demonstrou que atualmente a população de pets é dividida em 55,1 milhões de cães e 24,7 milhões de gatos.

O que se destaca nesse levantamento é o crescimento da população de gatos mais que o dobro do de cães, acumulando 8,1% de crescimento contra 3,8% de crescimento de cães nos últimos seis anos.

Vídeo produzido pela Royal Canin com dicas para levar o gato ao veterinário:

Um levantamento da Royal Canin, durante a pandemia, revelou que ocorreu um aumento de 30% de gatos na casa dos brasileiros, 16% são tutores de primeira viagem.

A previsão do levantamento é que menos de 10 anos, os gatos serão os pets predominantes no Brasil.

Em países como Estados Unidos e Rússia este cenário já é uma realidade.

O pouco conhecimento que se tem sobre a espécie por parte de alguns tutores e uma série de mitos que rondam os gatos fazem com que as pessoas pensem que esses animais não precisem de cuidados específicos com a saúde e o comportamento e esse pensamento é extremamente perigoso.

“O gato demora mais para apresentar sinais e sintomas de que alguma coisa não vai bem e quando o tutor percebe, a doença já pode estar em um estado avançado. A saúde preventiva com visitas frequentes ao médico veterinário e checkups regulares é imprescindível e faz parte das boas práticas de uma guarda responsável” destaca Gláucia.

Pensando na conscientização e da saúde preventiva para com os gatos a campanha “Meu Gato no Vet” da Royal Canin reuniu no projeto educação, capacitação, entretenimento e arte.

Podcast “Papo de Gato”

O podcast da marca disponível no Spotfy foi pensado 100% para os tutores de gatos. A primeira temporada do podcast tem 18 episódios, é apresentado por Ana Carolina Rocha e com a participação de um médico veterinário da Royal Canin, especialista em saúde felina e convidados especiais.

Os episódios vão ao ar toda segunda-feira e abordam a relação dos gatos com seus tutores, sempre reforçando questões envolvendo a saúde desses animais.


Série “Chama o Vet”

Com episódios cativantes e bem humorados, a Royal Canin lançou a série #chamaovet, que aborda, de forma educativa, o comportamento dos gatos.

Cada episódio trás histórias reais, além das dicas da médica veterinária PHD em comportamento animal Dra Daniela Ramos e trás a participação especial de influenciadores digitais como: Kéfera, Christian Figueiredo, Magá Moura, Kim e a atriz Mariana Xavier, que compartilham suas experiências  cuidando dos seus gatinhos.

A temporada da série tem cinco episódios, que são lançados toda segunda-feira, de 21 de setembro a 19 de outubro, disponibilizado no IGTV da @royalcaninbrasil, no IGTV de cada influencer e no site da Royal Canin.

Site com conteúdos exclusivos sobre saúde dos gatos

A Royal Canin lançou para o projeto um site onde esta disponibilizado todos os episódios da série #ChamaOVet, assim como outros conteúdos sobre saúde, comportamento e bem-estar dos felinos, além de um campo de busca para tutores que procuram clinicas com atendimento especializado.

Canal “Meu Gato no Vet” no Telegram

A marca também disponibilizou um canal no app Telegram para compartilhamento de conteúdos sobre o fantástico mundo dos gatos, sempre incentivando os tutores a ida ao médico veterinário.

Intervenção Artística na Cidade de São Paulo

Para comemorar a relação dos gatos com seus tutores foi instalado um mural gigante em um prédio no bairro Vila Nova Conceição é a mais nova expressão artística da cidade de São Paulo

Idealizada, desenvolvida e pintada pelo artista Tito Ferrara, a obra do artista retrata a relação de cuidado de uma médica veterinária com um gato sem raça definida.

O edifício escolhido para receber a arte localizado na Avenida Santo Amaro, 220, em sua face lateral  que pode ser observada da esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek.

A iniciativa busca estimular com que a vida real imite a arte e a ajudar a Royal Canin.

Selo Cat Friendly Practice

A empresa firmou uma parceria com a American Association of Feline Practitioners e a International Society for Feline Medicine e se tornou um dos patrocinadores do programa Cat Friendly Practice no Brasil. 

Criado por especialistas em felinos o programa tem o objetivo de mudar a visão de alguns profissionais, das clínicas e hospitais veterinários que os mesmos compreendam as necessidades reais dos gatos, elevando assim o cuidado e reduzindo o estresse nos animais, dos tutores e toda a equipe envolvida no atendimento.

No Brasil, são apenas 27 clínicas que contam com o selo Cat Friendly Practice, mas é importante salientar que qualquer clínica pode pleitear a certificação seguindo algumas etapas para adaptar o ambiente de sua clínica e o manuseio com os felinos.

O primeiro passo é tornar-se um membro da AAFP clicando aqui.

Alguns dos benefícios percebidos com a obtenção do Selo Cat Friendly Practice incluem:

  • Menos estresse do paciente;
  • Uma maior satisfação do tutor durante o atendimento;
  • Demonstração do alto nível de cuidados da equipe clínica;
  • Melhora na retenção do cliente;

E você conhece alguma clínica que tem o selo Cat Friendly? Comenta com a gente! 🙂

Fontes: http://caesegatos.com.br

Sobre Alex Alves Rodrigues

Olá, sou o Alex Alves. Médico Veterinário e uma das cabeças pensantes por trás do Geek Pet, meu objetivo aqui é trazer informações relevantes sobre o mundo pet envolvendo eventos, lançamentos, entretenimento, novidades e o que tem de melhor nesse universo.

Veja isso

Comida, Coberta & Amor: Nova campanha da Hill’s Pet Nutrition

Conheça mais sobre a Comida, Coberta & Amor, a nova campanha da grande empresa Hill’s …